Quais são as ferramentas utilizadas na Psicoterapia? Psicanálise Descomplicada!
- Diêgo Avelar Diniz
- 30 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2024
Para algumas pessoas é fundamental entender a fundo como algo funciona antes de confiar, e por isso hoje eu gostaria de explicar um pouco mais sobre como a Psicoterapia em Psicanálise funciona e quais são suas principais Ferramentas de Tratamento. Se você está considerando iniciar uma terapia ou já está em um processo, talvez esse conteúdo o ajude a compreender como a Psicologia pode ajudá-lo a lidar com suas questões.
Na psicanálise, propomos uma jornada rumo ao inconsciente, onde muitas das nossas emoções e comportamentos têm suas raízes existenciais mais profundas. É um processo de exploração acompanhado por um Psicólogo, onde o paciente é encorajado a falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos e experiências, sem censura ou julgamento. Logo abaixo vou explicar algumas das principais ferramentas utilizadas nessa travessia de cuidado.

1. Associação Livre
Na psicanálise, a associação livre é a Ferramenta Central do processo terapêutico. Ela envolve o paciente falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos e experiências, sem censura ou filtro, permitindo que, através da palavra, os pensamentos mostrem suas associações diretas e indiretas, conscientes e inconscientes. O objetivo é permitir que esse inconsciente se manifeste livremente, revelando aspectos ocultos da psique que podem estar contribuindo para o sofrimento emocional.
2. Divã Virtual:
O Divã Virtual é uma Adaptação Contemporânea do divã tradicional da psicanálise. Ele permite que o paciente e o terapeuta realizem sessões de terapia remotamente, por meio de videochamadas, e tem o objetivo de auxiliar o paciente no processo de associação livre. O divã não se limita a um móvel bonito de consultório, mas é uma função, e por isso é possível a sua reprodução de forma virtual com adaptações.
3. Análise dos Sonhos:

Os sonhos são uma janela para o inconsciente e uma fonte valiosa de insights terapêuticos na psicanálise. A análise dos sonhos envolve explorar o conteúdo dos sonhos, identificando padrões recorrentes, símbolos, significados subjacentes e significantes. Isso pode fornecer uma compreensão mais profunda dos conflitos emocionais e das questões não resolvidas que estão impactando a vida do paciente através dos sintomas.
4. Análise do Discurso:
A análise do discurso envolve examinar o Uso da Linguagem pelo paciente durante as sessões de terapia. Isso inclui não apenas o que é dito, mas também como é dito, incluindo padrões de fala, escolha de palavras e estilo de expressão. O significado de palavras em diferentes cenários permite identificar pistas verbais e não verbais que podem indicar questões emocionais subjacentes e padrões de pensamento.

5. Análise da Transferência:
A transferência é um fenômeno psicológico em que os sentimentos e experiências do paciente em relação a figuras importantes de seu passado são transferidos para o Psicólogo de maneira inconsciente. A análise da transferência envolve explorar esses sentimentos transferidos durante o processo terapêutico, fornecendo insights valiosos sobre os padrões de relacionamento do paciente e suas dinâmicas emocionais.
6. Análise da Resistência:
A resistência é processo de defesa inconsciente que o mecanismo psicológico pode usar para evitar enfrentar questões emocionais difíceis durante a terapia. A análise da resistência envolve identificar e explorar essas defesas, ajudando o paciente a entender por que elas estão presentes e como elas podem estar impedindo o progresso terapêutico. Apontar esses “furos de processo” ajudam o paciente a perceber suas vulnerabilidades, e, com isso, explorar questões mais profundas.
Essas são as principais ferramentas de tratamento que utilizo. Cada uma delas desempenha um papel único no processo terapêutico, ajudando o paciente a explorar e compreender suas questões emocionais de maneira mais profunda e significativa. Contudo saber essas técnicas não é requisito para iniciar um tratamento em Psicologia. O mais importante é você encontrar um profissional que se identifique, te acolha, e te ofereça um espaço de escuta seguro para construir suas travessias em direção a seus objetivos.
Espero que esta explicação tenha sido útil para você compreender o funcionamento da Psicoterapia On-line e sua proposta de tratamento e cuidado, mas caso tenha alguma dúvida ou deseje saber mais sobre como a Psicoterapia pode lhe ajudar, por favor, não hesite em me contatar clicando no botão abaixo.




