top of page

Quais são as ferramentas utilizadas na Psicoterapia? Psicanálise Descomplicada!

  • Foto do escritor: Diêgo Avelar Diniz
    Diêgo Avelar Diniz
  • 30 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de jun. de 2024

Para algumas pessoas é fundamental entender a fundo como algo funciona antes de confiar, e por isso hoje eu gostaria de explicar um pouco mais sobre como a Psicoterapia em Psicanálise funciona e quais são suas principais Ferramentas de Tratamento. Se você está considerando iniciar uma terapia ou já está em um processo, talvez esse conteúdo o ajude a compreender como a Psicologia pode ajudá-lo a lidar com suas questões.

 

Na psicanálise, propomos uma jornada rumo ao inconsciente, onde muitas das nossas emoções e comportamentos têm suas raízes existenciais mais profundas. É um processo de exploração acompanhado por um Psicólogo, onde o paciente é encorajado a falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos e experiências, sem censura ou julgamento. Logo abaixo vou explicar algumas das principais ferramentas utilizadas nessa travessia de cuidado.


Uma pessoa em casa em frente ao seu computador. Na tela do computador, um psicólogo. A pessoa está falando com expressão facial relaxada e gestos naturais das mãos. O psicólogo está atento e receptivo, ouvindo com empatia enquanto toma nota. Ao redor, pensamentos e palavras estão representados visualmente, como se formassem uma nuvem ao redor da pessoa.
Incentivo a fala livre, sem julgamentos.

1. Associação Livre

Na psicanálise, a associação livre é a Ferramenta Central do processo terapêutico. Ela envolve o paciente falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos e experiências, sem censura ou filtro, permitindo que, através da palavra, os pensamentos mostrem suas associações diretas e indiretas, conscientes e inconscientes. O objetivo é permitir que esse inconsciente se manifeste livremente, revelando aspectos ocultos da psique que podem estar contribuindo para o sofrimento emocional.

 

2. Divã Virtual:

O Divã Virtual é uma Adaptação Contemporânea do divã tradicional da psicanálise. Ele permite que o paciente e o terapeuta realizem sessões de terapia remotamente, por meio de videochamadas, e tem o objetivo de auxiliar o paciente no processo de associação livre. O divã não se limita a um móvel bonito de consultório, mas é uma função, e por isso é possível a sua reprodução de forma virtual com adaptações.

 

3. Análise dos Sonhos:

Uma cena onírica onde símbolos e elementos dos sonhos estão representados de forma surrealista. O paciente está deitado, aparentemente adormecido, com expressão tranquila no rosto. Ao redor dele, figuras simbólicas e elementos surrealistas flutuam no ar, representando os conteúdos do sonho. O psicólogo está presente na cena, observando os símbolos com interesse e fazendo anotações. Uma sensação de mistério e introspecção permeia a imagem, destacando a profundidade da análise dos sonhos na psicoterapia.
Analisando o simbólico de um sonho.

Os sonhos são uma janela para o inconsciente e uma fonte valiosa de insights terapêuticos na psicanálise. A análise dos sonhos envolve explorar o conteúdo dos sonhos, identificando padrões recorrentes, símbolos, significados subjacentes e significantes. Isso pode fornecer uma compreensão mais profunda dos conflitos emocionais e das questões não resolvidas que estão impactando a vida do paciente através dos sintomas.



 

4. Análise do Discurso:

A análise do discurso envolve examinar o Uso da Linguagem pelo paciente durante as sessões de terapia. Isso inclui não apenas o que é dito, mas também como é dito, incluindo padrões de fala, escolha de palavras e estilo de expressão. O significado de palavras em diferentes cenários permite identificar pistas verbais e não verbais que podem indicar questões emocionais subjacentes e padrões de pensamento.


Uma representação visual da comunicação verbal e não verbal entre paciente e psicólogo durante uma sessão terapêutica por vídeo-chamada. O paciente está confortável em casa e o psicólogo no consultório. O foco da imagem está nas expressões faciais e gestos corporais sutis, destacando a troca de comunicação entre os dois. Linhas conectam as palavras, simbolizando a conexão de pensamentos e a compreensão das dinâmicas emocionais subjacentes.
Psicólogo atento a linguagem do paciente.

5. Análise da Transferência:

A transferência é um fenômeno psicológico em que os sentimentos e experiências do paciente em relação a figuras importantes de seu passado são transferidos para o Psicólogo de maneira inconsciente.  A análise da transferência envolve explorar esses sentimentos transferidos durante o processo terapêutico, fornecendo insights valiosos sobre os padrões de relacionamento do paciente e suas dinâmicas emocionais.




 6. Análise da Resistência:

A resistência é processo de defesa inconsciente que o mecanismo psicológico pode usar para evitar enfrentar questões emocionais difíceis durante a terapia. A análise da resistência envolve identificar e explorar essas defesas, ajudando o paciente a entender por que elas estão presentes e como elas podem estar impedindo o progresso terapêutico. Apontar esses “furos de processo” ajudam o paciente a perceber suas vulnerabilidades, e, com isso, explorar questões mais profundas.

 

Essas são as principais ferramentas de tratamento que utilizo. Cada uma delas desempenha um papel único no processo terapêutico, ajudando o paciente a explorar e compreender suas questões emocionais de maneira mais profunda e significativa. Contudo saber essas técnicas não é requisito para iniciar um tratamento em Psicologia. O mais importante é você encontrar um profissional que se identifique, te acolha, e te ofereça um espaço de escuta seguro para construir suas travessias em direção a seus objetivos.

 

Espero que esta explicação tenha sido útil para você compreender o funcionamento da Psicoterapia On-line e sua proposta de tratamento e cuidado, mas caso tenha alguma dúvida ou deseje saber mais sobre como a Psicoterapia pode lhe ajudar, por favor, não hesite em me contatar clicando no botão abaixo.





 
 
Símbolo do Whatsapp
bottom of page