Quais são os sintomas da Ansiedade?
- Diêgo Avelar Diniz
- 30 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2024

Imagine um dia “normal” em sua rotina. Existe uma dor de cabeça que não tem motivo, você tem problemas gastrointestinais que os médicos não acham explicação, às vezes aparece uma dormência ou um suor do nada! Mas daí você se lembra das coisas que tem conversando com seu psicólogo, e se dá conta de um estado de ansiedade muito familiar, e de alguma forma começa a perceber que existe uma correlação na maneira como o seu corpo te mostra a dor! A ansiedade é uma experiência multifacetada, que não apenas afeta nossa mente, mas também se manifesta em nosso corpo de maneiras diversas. Esses sintomas são apenas algumas das formas pelas quais a ansiedade pode se manifestar, refletindo os conflitos internos não resolvidos que habitam nosso mundo inconsciente. Questioná-los é o primeiro passo para iniciar a jornada de análise.
Na Psicanálise, esses sintomas são interpretados como expressões somáticas de ansiedade, ou seja, é assim que seu corpo te diz que tem algo de ruim acontecendo, resultado da tentativa do inconsciente de lidar com conflitos emocionais. Ao explorar os mecanismos pelos quais nossas preocupações e medos se transformam em sintomas, podemos iniciar uma jornada de autoconhecimento e saúde, desvendando as raízes profundas de nossos dilemas emocionais e buscando maneiras de restaurar o equilíbrio entre corpo e mente.
Abaixo vou citar alguns dos principais sintomas da Ansiedade e como eles afetam tanto o corpo quanto a mente, e como a Psicoterapia pode nos ajudar a entender esses sintomas:

Sintomas Físicos:
Palpitações ou batimentos cardíacos acelerados;
Respiração rápida ou falta de ar;
Tensão muscular, tremores ou sensação de fraqueza;
Sudorese excessiva;
Dor ou desconforto no peito;
Dor de cabeça ou tontura;
Problemas gastrointestinais, como dor abdominal ou náusea;
Sensação de calor ou frio extremos.
Os sintomas físicos são os mais fáceis de serem percebidos, porém são os mais difíceis de serem relacionados a ansiedade e a Linguagem Simbólica utilizada pelo inconsciente. Por vezes procuramos médicos e medicamentos, mas isso não resolve o problema. Quando for esse o caso, procure junto ao seu Psicólogo pensar esse sintoma em relação ao que já foi construído por vocês durante a Psicoterapia.

Sintomas Comportamentais:
Compulsões (Masturbação, sexo, comida, sono, etc);
TOC – Transtorno Compulsivo Obsessivo;
Comer demais ou não querer comer nada;
Evitação de situações que possam desencadear ansiedade;
Comportamentos de segurança, como evitar multidões;
Inquietação ou agitação constante;
Dificuldade em relaxar ou se acalmar;
Insônia ou problemas de sono;
Os sintomas Comportamentais são resultados mais elaborados da Linguagem Simbólica do Inconsciente para SOLUÇÕES que buscam alívio, aconchego e proteção. De maneira imediata são soluções que funcionam e fazem a pessoa se sentir melhor, mas a longo prazo o sujeito começa a desconfiar que tem algo errado. As consequências dessas soluções rápidas aparecem, como ganho ou perda de peso, lesões pelo corpo, ou mesmo um estado mais depressivo devido ao isolamento. Geralmente um paciente não me procura em função desses comportamentos, mais pelas consequências deles. Essa percepção vai sendo construída durante a Psicoterapia.

Sintomas Emocionais:
Pensamentos ou memórias assustadoras;
Medo intenso e Irritação;
Nervosismo;
Preocupação excessiva com o futuro;
Sensação de estar fora de controle;
Medo de perder o controle ou enlouquecer.
Os sintomas emocionais são frequentemente ditos os mais perturbadores! Podem ser intensos e inesperados, fazendo com que a pessoa se sinta fora de controle, levando a um ciclo de medo e preocupação que, se não tratado, se torna Síndrome do Pânico. É importante dizer que esses sintomas são uma resposta automática do corpo ao estresse causado pela ansiedade no passado. Por isso é tão importante durante a Psicoterapia também falar dele, o passado! Com o manejo adequado, isso vai possibilitar a oportunidade de dar um novo sentimento a memórias traumáticas.

Sintomas Cognitivos:
Dificuldade de concentração;
Sensação de leveza na cabeça;
Problemas de memória;
Pensamentos acelerados ou preocupações constantes;
Pensamentos catastróficos;
Dificuldade em tomar decisões;
Sentimento de Desconexão com a realidade.
Por fim, os sintomas cognitivos da ansiedade são os mais desafiadores, pois podem afetar a capacidade de uma pessoa de funcionar no dia a dia. Eles costumam fazer com que mundo pareça distante e irreal, e confundir decisões simples, fazendo com que pareçam tarefas insuperáveis ou, algumas vezes, até insuportáveis. No entanto, é importante saber que não são uma barreira intransponível. Como são sintomas secundários da Ansiedade, na medida que o paciente evolui em sua própria história narrada, eles tendem a se tornar menos comuns e mais fracos.
Entender que os sintomas que experimentamos podem estar diretamente ligados à ansiedade é o primeiro passo para a travessia em direção a saúde. Na psicanálise, esses sintomas são vistos como manifestações somáticas de conflitos emocionais, emergindo do mundo complexo da Linguagem Simbólica do Inconsciente. Ao reconhecer a conexão entre nossa saúde física e nosso estado emocional durante a Psicoterapia, podemos iniciar uma jornada de análise e transformação, buscando compreender as raízes desses dilemas que resultam em sintomas.

A Psicoterapia Psicanalítica oferece um espaço seguro e acolhedor para explorar esses conflitos internos, padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a ansiedade e os sintomas. Ao mergulhar em nossa história, trazemos à luz questões há muito tempo enterradas, permitindo uma compreensão mais profunda de nós mesmos e das dinâmicas que regem nossas vidas. Portanto, ao optar pela psicoterapia, estamos nos comprometendo não apenas com a melhora de nossos sintomas, mas também com a transformação interior que nos permite viver uma vida mais plena, autêntica e satisfatória.
Espero que esta explicação tenha sido útil para você compreender o funcionamento da Psicoterapia On-line e sua proposta de tratamento e cuidado, mas caso tenha alguma dúvida ou deseje saber mais sobre como a Psicoterapia pode lhe ajudar, por favor, não hesite em me contatar clicando no botão abaixo.